Qualidade de vida

Saúde e bem-estar são fatores fundamentais para a qualidade de vida de um indivíduo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde pode ser definida como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidades”. Sendo assim, não basta apenas estar sem nenhuma doença, é necessário estar bem consigo mesmo e com o corpo, sem sentir dores ou até mesmo tristeza.

Para conseguir bem-estar físico, é importante estar sempre ativo através da prática de exercícios. Não há idade para iniciar as atividades físicas, por isso, faça uma caminhada, natação ou até mesmo exercícios mais pesados, como musculação. O importante é realizar uma atividade que gere bem-estar. Além disso, é válido ter sempre em mente que os exercícios físicos aumentam a expectativa de vida, diminuem o estresse, além de proporcionar mais beleza quando o assunto é estética.

Para conseguir bem-estar mental, é preciso preocupar-se com o emocional. Por que se estressar com coisas pequenas? Mantenha a alegria e as atitudes positivas! Evite sentimentos ruins e sempre tente fazer com que as pessoas tenham uma experiência agradável ao seu lado. Ninguém gosta da companhia de pessoas amargas e rancorosas, não é mesmo?

Quando você não tem boa saúde, tudo o mais na vida sofre. É mais difícil se concentrar e estudar. A doença pode causar atrasos nos estudos. O estresse pode fazer você se sentir oprimido. Se você deseja se sair bem em todas as áreas de sua vida, deve priorizar a saúde e seu bem-estar.

No Índice de Progresso Social de 2020, que mede a qualidade de vida em todo o mundo usando 50 métricas de bem-estar, os brasileiros não se classificaram bem nos últimos 10 anos. Esses dados foram coletados antes da pandemia de COVID-19, o que apenas aumentou a necessidade da nação de viver vidas mais saudáveis e equilibradas.

Enquanto nos preparamos para entrar no novo ano, você pode pensar em passar mais tempo trabalhando na saúde e no bem-estar. Você não precisa necessariamente de uma academia cara ou um plano de dieta para melhorar sua saúde. Você pode obter sólidas dicas de saúde e bem-estar em blogs confiáveis. E aqui está um desses blogs de bem-estar nas áreas de condicionamento físico, nutrição e saúde mental: “Sua Saúde Tem Valor”.